domingo, 25 de setembro de 2011

luis

DEPENDÊNCIA DE DEUS NO CASAMENTO






I Corintios 11



11 Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher.



12 pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.



Certa vez comentei com uma mulher que dizia não saber o que fazer para melhorar o casamento: - Você já tentou de tudo, que tal deixar Deus tentar agora?



O que significa depender de Deus no casamento? Significa entregar o casamento para Deus. Deixar Ele ser o Senhor no casamento. A palavra senhor, segundo o dicionário, significa dono, ou proprietário; gerente, aquele que dá as ordens e comanda. Deixar Deus ser o senhor do casamento, e deixá-Lo ser quem vai dar as ordens, cabendo a nós, somente obedecê-Lo e segui-Lo.



Muitas vezes, lemos e aplicamos a Bíblia, com nossos irmãos, esquecemos que nosso principal irmão é nosso cônjuge. Todos os ensinamentos bíblicos, são para serem aplicados no nosso casamento.



Casamento é feito por duas pessoas. Para que o casamento seja entregue totalmente a Deus, é necessário que o casal (marido e esposa), entregue o casamento a Deus, caso contrário, Deus não poderá edificar o casamento por inteiro. Seria como um construtor, que adquiriu material para levantar uma casa, mas no ato da entrega, só recebeu metade do material. Na hora de edificar a casa, não conseguiu colocá-la de pé, pois não havia material suficiente. Assim é Deus no casamento, quando um dos cônjuges deixa de entregar tudo a Ele.



Ser dependente de Deus significa ouvir as suas ordens através do estudo da Palavra e trocar as nossas opiniões e vontades pelas Dele. Não sei se você tem idéia melhor, mas eu já experimentei várias que não deram certo.



Adão e Eva eram dependentes de Deus. Todos os dias tinham comunhão com Ele no jardim do Éden, até o dia que resolveram ser independentes. Por terem deixado de ser obedientes, foram expulsos do jardim do Éden.



“Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.”- Gn 3.23 (NTLH)



O jardim do Éden simboliza o lar do casal, afinal era lá que Adão e Eva moravam.



As conseqüências da independência de Deus foram:





1. Perderam sua moradia, o jardim do Éden;



2. Um filho matou o outro – houve morte na família;



3. Perderam a comunhão com Deus;



4. Separação familiar – Caim deixou a família por causa do crime;



5. Andaram com vergonha – Deus teve fazer roupas para cobri-los.



O diabo age da mesma forma hoje. Na época de Adão, veio como a serpente, mas hoje pode vir na forma de várias coisas:



Uma falsa religião que leva o homem a andar com outros deuses;

Sentimentos como o orgulho e a soberba, que faz com que o homem pense que é auto-suficiente;

Influências erradas que afastam o homem da igreja, onde podia estar aprendendo a vontade Dele, para lugares onde aprenderá a fazer coisas que não agradam Deus;

Falso poder, como aqueles trazidos pelo dinheiro ou pelo status, que faz com que o homem se ache o dono do mundo.

Jesus veio restaurar a comunhão do homem com Deus. Veio fazer o mesmo com nosso casamento. Ele veio para restaurar a comunhão de nosso casamento com Deus.



“Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Adão, o primeiro homem, foi criado como ser vivo.” Mas o último Adão, Jesus Cristo, é o Espírito que dá vida.” – I Co15.45 (NTLH)







“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” – Jo 14.6 (ARA)







O meio de termos Deus em nosso casamento, é através de Jesus.



Quais são as vontades do casal que não agradam à Deus?







CASAL

DEUS



CÍUMES

I Co 13. “Quem ama é paciente e bondoso.Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.”



GRITARIA

Ef 4.31 “Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros.”



DESRESPEITO

I Tm 3.4 “e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”



Ef 5. 33 “Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido.”



FALAR MAL DO CÔNJUGE

Tm 3.11 “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.”



MENTIRAS

Pv 12.22 “O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.”



PREGUIÇA EM AJUDAR

Pv 15.19 “O preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil.”



BRIGAS

Pv 15.18 “A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz.”



Pv 17.19 e Pv 18.6



EGOÍSMO

Tg 3.16 “Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.”



RANCOR E FALTA DE PERDÃO

I Co 13.5 “Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oponha-se ao domínio do inimigo. Resiste-o com firme determinação. Enquanto você não se levantar em seu homem interior, dominado por um espírito de resistência e perseverança, a passividade continuará instalada e o domínio inimigo estabelecido,Recupere todo o terreno perdido: Se o diabo ocupou alguma área da sua vida, não se dê por vencido. Recupere a área sob domínio do inimigo e determine vencer cada nova investida.Trabalhe ativamente com Deus para o uso de cada parte da sua personalidade. Desenvolva pensamentos sadios, emoções santas e decisões certas. Use o potencial que Deus lhe deu e deixe sua personalidade desabrochar como a flor sob a luz do olhar de Deus. ,,,excelente noite na presença daquele que te ama e investe em você,,,,jesus!,,..,