segunda-feira, 31 de maio de 2010

O COMPLÔ DA TRAIÇÃO


 E Jesus dizia: Aba, Pai, tudo Te é possível; passa de Mim este cálice; contudo, não seja feito o que Eu quero, e sim o que Tu queres” (Mar. 14:36)




Neste tema, vemos Jesus no Getsêmani, lutando com a agonia de Se tornar o Portador dos pecados do mundo. Se Ele recusasse, estaríamos eternamente perdidos.



O complô da traição - Mar. 14:1-11

Na história de Judas, o que mais assusta é ver como é fácil um ser humano ser enganado para crer que tudo o que planeja fazer, mesmo que seja errado, parece certo.

Marcos 14 começa de forma interessante: os líderes estavam à procura de um pretexto para levar Jesus à morte. Então, temos este incidente com a mulher, a repreensão de Cristo aos discípulos que ficaram indignados pelo que ela fez. A coisa seguinte que sabemos é que Judas foi aos líderes e lhes ofereceu o que estavam procurando. Sob a direção do Espírito Santo, Marcos aparentemente queria mostrar ao leitor como este incidente empurrou Judas para a terrível traição. Note também, como o tema do dinheiro é proeminente na casa de Simão bem como entre Judas e os líderes. Isso deve nos mostrar como o diabo usa nossos pontos fracos para obter o controle da nossa mente.



É fácil ficarmos horrorizados com Judas, mas, o pecado acariciado nos arrasta para cada vez mais longe, até que nós, também, traímos o Senhor.



A Santa Ceia- Mar. 14:12-26

A última refeição de Jesus com os discípulos foi comemorada pelos cristãos desde o início da Igreja. Veja o que Jesus disse, não só para os discípulos, mas também para nós. Suas palavras revelam a proximidade, os laços, a unidade que Ele sente com os que estarão com Ele no reino de Deus.

É unicamente pelo sangue de Jesus que podemos um dia estar com Ele no reino de Deus e beber com Ele o fruto da vide. Qualquer teologia que diminua a centralidade do sangue derramado de Cristo no plano da salvação é totalmente inadequada!



A negação de Pedro- Mar. 14:27-31; Mar. 14:66-72

Jesus predisse que Judas O trairia e também, que Pedro O negaria. Mas Judas e Pedro não estavam predestinados por Deus para falhar. Todas as coisas são conhecidas para Deus; Ele vê o que vai acontecer, mas isso não nega a liberdade de escolha.



Como somos parecidos com Pedro! Nós também falhamos com o Senhor. Temos que aprender a lição que Pedro aprendeu: promessas feitas não garantem a vitória. Precisamos confiar em Cristo para chegar à vitória.



Aba! Marcos 14:32-42

O jardim do Getsêmani era o lugar favorito de Jesus. Ele costumava Se retirar para lá a fim de relaxar, descansar das multidões. Naquela noite, porém, o lugar de paz se tornou um lugar de agonia.

Na súplica ao Pai, Cristo usou uma palavra carinhosa – Aba. Esta palavra sugere profundo afeto; poderíamos como PaPai ou Paizinho. Assim, em meio a um incrível sofrimento – o senso de separação entre Ele e o Pai – Jesus ainda confiava no amor do Pai a ponto de chama-Lo por aquela expressão.



“Cristo Se achava então em uma atitude diversa daquela em que sempre estivera. Até então, fora como um intercessor por outros; agora, ansiava alguém que por Ele intercedesse.

Ao sentir Cristo interrompida Sua unidade com o Pai, temia que, em sua natureza humana, não fosse capaz de resistir ao vindouro conflito com os poderes das trevas. Com os resultados do conflito perante Si, Cristo Se encheu de terror da separação de Deus. Satanás dizia-Lhe que, se Si tornasse o penhor de um mundo pecaminoso, seria eterna a separação. Ele Se identificaria com o reino de Satanás e nunca mais seria um com Deus”. (O Desejado de Todas as Nações pág. 686 e 687)



Jesus Preso Marcos 14:43-52

No jardim do Getsêmani, Jesus enfrentou o futuro que o plano de redenção reservara para Ele – e o aceitou. Não o Seu conforto, mas a posição de Portador dos pecados da humanidade; não a Sua vontade, mas a do Pai – esta se tornou a Sua escolha.



Os inimigos de Jesus queriam estar certos de que pegariam o seu homem e foram atrás dEle na calada da noite, quando as pessoas comuns não estariam presentes para se opor aos seus esforços. Mas, Jesus estava preparado para esta hora, havendo se preparado em fervente oração.



Jesus havia chegado aos últimos momentos de Sua vida terrestre. O plano primeiro traçado nos dias da eternidade agora estava se desenrolando. Enquanto todos os outros falhavam ao Seu redor, só Jesus ficou firme. O destino do mundo dependia disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oponha-se ao domínio do inimigo. Resiste-o com firme determinação. Enquanto você não se levantar em seu homem interior, dominado por um espírito de resistência e perseverança, a passividade continuará instalada e o domínio inimigo estabelecido,Recupere todo o terreno perdido: Se o diabo ocupou alguma área da sua vida, não se dê por vencido. Recupere a área sob domínio do inimigo e determine vencer cada nova investida.Trabalhe ativamente com Deus para o uso de cada parte da sua personalidade. Desenvolva pensamentos sadios, emoções santas e decisões certas. Use o potencial que Deus lhe deu e deixe sua personalidade desabrochar como a flor sob a luz do olhar de Deus. ,,,excelente noite na presença daquele que te ama e investe em você,,,,jesus!,,..,